Por Que Os Supermercados Estão Crescendo?

Por que os supermercados estão crescendo?

Segundo dados do IBGE, o PMC (Pesquisa Mensal do Comércio)  registrou o crescimento das vendas no varejo no último trimestre.

O crescimento acumulado em 12 meses é de 1,2% impulsionado pelos supermercados que cresceu mais de 0,6% até o mês de agosto de 2019.

Os números tem mostrado uma melhora na economia e quem está acompanhando este crescimento são os supermercados que estão se adequando as novas demandas.

Dentro desse grupo varejista estão os hipermercados, atacarejos, supermercados, mercadinhos e algumas startup de vendas de supermercados online.

As grandes mudanças feitas principalmente nos supermercados nos últimos anos tem chamado atenção dos especialistas do varejo.

Grandes investimentos, inaugurarão de novas lojas, ousadia em disputa com a concorrência e lojas no formato premium, tem dado uma nova perspectiva de negócio, deixando para trás até mesmo as grandes redes de hipermercados e atacarejos.

Neste post quero mostrar de forma simples e resumida algumas dessas razões que considero importantes pelas quais os supermercados estão crescendo.

Vamos a seguir conhece-las.

 

Mudança De Hábito Dos Consumidores

 

Inegavelmente o cotidiano turbulento de atividades dos consumidores, tem modificado os hábitos de consumo constantemente.

Com a ocupação do tempo em atividades diárias, ir às compras está se tornando cada vez mais difícil à um público que procura agilidade e rapidez.

Com isso, os consumidores passaram a escolher novas formas de comprar como: O mercadinho de bairro  e e-commerce, por exemplo.

Como as famílias brasileiras estão cada vez menores, a forma de consumo tem mudado nos últimos anos.

Estudos mostram que devido a grande facilidade em pesquisar o melhor preço, locomoção e mais opções, certamente tem feito com que os clientes façam suas compras em vários estabelecimentos.

 

Novos Formatos De Lojas de Supermercados

 

Há mais de dez anos, os supermercados sentiam na pele a preferência dos clientes em comprar nas grandes lojas como os hipers por exemplo, que aliás, ofereciam uma infinidade de opções e marcas maiores que os supermercados da época.

Entretanto, nos últimos anos esse cenário novamente reaparece, porém, de maneira invertida.

Inesperadamente o crescimento dos supermercados tem incomodado as grandes redes que estão perdendo espaço no mercado.

E quais estratégias estão sendo seguidas pelos supermercados modernos atuais?

Decerto, os donos de supermercados resolveram apostar alto e investir na expansão e modernização de suas lojas.

Seguindo um padrão premium, elas estão mais modernizadas, compactas, porém bem distribuídas.

O foco real neste modelo é o setor de perecíveis.

Os setores têxtil e eletro não compõe o quadro de departamentos dos supermercados modernos atuais e o setor de bazar é bem menor, com pouca variedade de produtos.

A adega foi outro setor de sucesso. Ela foi Implantada com mais requinte e variedade de produtos neste novo modelo de supermercado.

Os equipamentos e a comunicação visual dos novos modelos de lojas de supermercados são os mais modernos do mercado.

Além disso, trazem uma aparência de sofisticação e organização.

Com toda certeza, essa estratégia tem agradado aos consumidores que ano após ano estão cada vez mais exigentes com a maneira de comprar.

 Sobretudo,  esses supermercados vem focando em um público consumidor crescente por esta preferência de compra.

Porque os supermercados estão crescendo?
Foto site: https://portalapas.org.br

 

Enfase Nos Setores De Perecíveis

 

De certa maneira, os supermercados tem dado devida atenção aos setores de perecíveis, investido maciçamente nas áreas.

Seguindo um padrão muito parecido com os dos hipers, os supermercados tem adotado as mesmas práticas usadas pelos grandes varejistas.

Logo, a sacada é uma ótima estratégia, pois os clientes preferem aos supermercados que procuram ter qualidade e bom preço em produtos perecíveis.

Essa estratégia foi inteligentemente usada para a retomada do crescimento dos supermercados, uma vez que, os setores de perecíveis não eram tão notados dentro dos supermercados de antigamente.

Setores como: Hortifruti, padaria peixaria, laticínios e açougue são as meninas dos olhos desses novos modelos de supermercados.

 

Porque os supermercado estão crescendo?
Foto site: https://www.correiodointerior.com.br/

 

Investimento Na Mão de Obra Operacional E Capacitação

 

Ao contrário dos grandes varejistas que começaram a enxugar o quadro de funcionários, os supermercados vai na contra-mão dessa ideia, deixando cada vez maior o o número de funcionários por seção.

A saber por exemplo, a profissão de empacotador  que novamente voltou a compor o quadro de funções neste novo modelo.

Com a finalidade de seguir a estratégia de alavancagem e crescimento, os supermercados modernos tem buscado os profissionais que trabalham ou trabalharam em grandes redes.

Essa escolha se dá pelo fato de que, os profissionais das grandes redes já estão praticamente treinados com as práticas operacionais de um padrão de qualidade, principalmente os cargos de liderança e mais técnicos como açougueiros e padeiros, por exemplo.

A continuidade dessa capacitação também é exercida neste novo modelo de supermercado moderno atual. 

Cargos como gestores de perecíveis e coordenadores, garantem treinamentos e um padrão de excelência em qualidade dentro das novas redes.

Além disso, os supermercados também procuram oferecer a oportunidade do primeiro emprego a menores aprendizes e também vagas de PCD (pessoas com deficiência).

 

Foco no Atendimento Ao Cliente

 

A visão em atender melhor o cliente continua sendo tema central de toda cadeia varejista porém, na prática, esse é o maior impasse dentro das empresas.

Os supermercados modernos atuais, estão cada vez mais aprimorando o bom e velho atendimento ao cliente que foi deixado de lado pelos hipers através do auto-serviço. (aqueles que o próprio cliente se serve)

Veja a seguir, as práticas de atendimento ao cliente dos supermercados atuais em crescimento:

  • Atendimento contínuo de balcão (padaria, frios, peixaria, açougue e hortifruti);
  • Balcão personalizado de açougue (cortes de carne conforme o gosto do cliente);
  • Atendimento de balcão rotisserie ( cliente monta na hora sua pizza, lanche ou prato);
  • Empacotador de compras;
  • Serviços de estacionamento ao clientes;
  • Lojas de conveniência agregada a loja do supermercados;

 

Ampliação Na Rede De Lojas

 

Com a crescente venda e com bons resultados de faturamento, a maioria das novas redes de supermercados modernos atuais que estão em crescimento, aumentam suas redes inaugurando novas lojas em diversas cidades do Brasil.

Com a expansão e notoriedade dos novos modelos de supermercados modernos tornando-se extremamente necessário os demais supermercados a moda antiga, rever suas estratégias e formas vender, afim de, acompanhar o crescimento do nicho, não perdendo espaço.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Don`t copy text!
Rolar para cima