Funções E Cargos Nos Supermercados

As funções e cargos nos supermercados podem variar de acordo com a região de atuação, gestão e o faturamento mensal.

Quanto maior o tamanho físico do supermercado e o seu faturamento, maior pode ser a distribuição de cargos nesta empresa.

Neste post pretendo ajudar profissionais a identificar as principais funções e cargos nos supermercados de uma maneira simples. Assim como os gerentes e donos de supermercados que pretendem estruturar o organograma de suas empresas.

Vamos tratar aqui dos principais cargos que um supermercado necessita ter para um bom funcionamento.

 

Principais Funções e Cargos Nos Supermercados

 

Empacotadores

A profissão de empacotador é aquela da qual o profissional embala a compra dos clientes após o registro da mercadoria. Entretanto, a tempos atrás, essa profissão foi quase extinta do varejo sendo vista como não mais útil.

Atualmente muitos supermercados tem adotado a função de empacotador até mesmo como um diferencial no serviço de atendimento ao cliente. Os hipermercados por exemplo, não possuem esse tipo de serviço.

O perfil de profissional que mais se enquadra para o cargo de empacotador, são os menores aprendizes, PCD (pessoas com necessidades especiais), aposentados ou terceira idade e pessoas atrás do primeiro emprego.

Não há exigências de escolaridade para a função.

 

Operador De Loja

O operador de loja ou operador de supermercado é o cargo destinado a base da operação do supermercado.

Sua função principal é o atendimento ao cliente, abastecimento e organização das mercadorias, tanto na área de venda como no estoque.

Em algumas regiões, as atribuições podem aumentar ou diminuir, ou seja tudo depende do contrato de trabalho.

Geralmente o nível de escolaridade para essa função é o ensino médio completo, ou inferior.

 

Conferente De Loja

O profissional conferente de loja é encarregado por toda conferência de entrada de mercadorias no estoque do supermercado, ao mesmo tempo, verificando quantidades e qualidades dos produtos.

Sua função é tão importante quanto a de um operador de caixa, pois é na entrada que muitas das vezes acontecem os erros de quantidades ou qualidades de produtos.

Todavia, a escolaridade exigida para o cargo é o ensino médio completo.

 

Balconista

O cargo de balconista é dedicado ao profissional exclusivo para atendimento ao cliente através de um balcão de venda. Por sequência pode ser por venda, demonstrações, promoções e degustações.

Essa profissão cresceu nos últimos anos devido ao público crescente que prefere escolher os produtos na hora, ao invés de optar pelo auto-serviço.

A escolaridade para o cargo de balconista é o ensino médio completo ou inferior.

 

Operador De Caixa

O operador de caixa é o cargo destinado ao profissional encarregado pelo check out, ou seja, registrar a saída de produtos pelo caixa e receber pelos pagamentos das compras.

O operador de caixa tem a total responsabilidade de “bater” o valor de caixa em seu fechamento para que não ocasione quebras de caixa. (Dinheiro que falta no ato do fechamento do caixa)

No geral, o nível de escolaridade exigido para este cargo é o ensino médio completo.

 

Açougueiro

A função principal de um açougueiro é fazer cortes e limpeza de carnes e atendimento ao pedido dos clientes. Em alguns casos, trabalhando também com desossa de carne.

Em alguns supermercados pode-se também dividir alguns sub cargos dentro do açougue como:

  • Auxiliar de açougue; 
  • Atendente de balcão;

O auxiliar de açougueiro por exemplo, é o profissional que auxilia serviços secundários do açougue e ou está em aprendizado aos cortes.

Já o atendente de balcão, está focado em apenas atender o cliente pesando os produtos expostos no balcão de atendimento.

A escolaridade exigida para função é o ensino médio completo. Entretanto, em algumas regiões são exigidos cursos técnicos de açougueiro.

 

Padeiro e Confeiteiro

O padeiro e confeiteiro são profissionais responsáveis pela fabricação e venda de pães e doces.

Pode ser cargos distintos ou integrados. Tudo dependerá da necessidade do supermercado e oferta de produtos. Assim como no açougue, no setor de padaria também há outros sub cargos que podem ser divididos:

  • Auxiliar de padaria;
  • Auxiliar de confeitaria;

Ambas profissões também podem ser aproveitados como aprendizes de padeiro e de confeiteiro (a).

Por isso que esses cargos auxiliares dão oportunidade aos profissionais crescerem dentro da própria empresa.

A escolaridade exigida para as funções de padeiro e confeiteiro é o ensino médio completo. Porém, em algumas regiões são exigidos cursos técnicos de padeiro e açougueiro.

funções e cargos nos supermercados

Produção em Padaria no supermercado. Estratégia de venda por impulso.

 

Peixeiro

A princípio, a profissão de peixeiro é realizar vendas de peixes e crustáceos, assim como a limpeza dos peixes caso necessário no pedido do cliente.

Em todos os setores que exigem um aperfeiçoamento mais técnico, pode existir cargos auxiliares.

No setor de peixaria não é diferente, sendo assim, os supermercados pode empregar também o auxiliar de peixaria.

A função do auxiliar de peixaria pode ser voltada para o preparação de balcões, abastecimento, montagem do balcão de gelo, atendimento ao cliente e organização da peixaria.

A escolaridade exigida pela profissão é o ensino médio completo.

 

Fiscal de Loja

A função de fiscal de loja tem por objetivo a fiscalização do supermercado por um todo, isto é, monitora entradas e saídas de funcionários e produtos, fiscalizando atos suspeitos dentro do supermercado. Em algumas empresas, podem ser agregados outras funções como:

  • Prevenção de perdas;
  • Fiscal patrimonial.

A escolaridade exigida para a função é o ensino médio completo. Similarmente, pode também ser necessário cursos de vigilante.

 

Auxiliar Administrativo de Supermercado

O profissional auxiliar administrativo de supermercado é responsável pelas atividades administrativas do supermercado que pode ser dividas por departamentos:

  • Tesouraria;
  • Compras;
  • Recursos humanos;
  • Financeiro;

É claro que em um outro post tratarei individualmente de cada setor acima e suas particularidades.

No geral, a escolaridade exigida para os setores administrativos do supermercados são os cursos técnicos especializados na área ou tecnólogos.

Eventualmente em casos de supervisão e gestão pode ser exigido nível superior completo.

 

Encarregado de loja

O encarregado de Loja tem por responsabilidade cuidar e supervisionar a operação do supermercado e dos operadores, garantindo o abastecimento, precificação e limpeza.

O encarregado de loja também pode ser o responsável pelo quadro operacional e seus subordinados.

No meu ver, o encarregado de loja não pode substituir e nem muito menos cobrir folga de gerentes ou subgerentes de loja. A menos que isso esteja correlacionado em contratos e convenções trabalhistas sindicais.

 

Gerente De Loja e Subgerente de Loja

A responsabilidade do gerente de supermercado e subgerente de supermercado é controlar e planejar toda a execução de todos os trabalhos do supermercado. 

Basicamente, ambos garantem estratégias operacionais, análises da concorrência, coordena relacionamentos com fornecedores e respondem pelos resultados financeiros do supermercado.

 Além disso, podem realizar o recrutamento de colaboradores para o supermercado de tal forma que difunde a cultura organizacional, como visão, missão e valores.

Acima de tudo, o gerente e o subgerente de supermercado precisam unir sua capacidade profissional questões técnicas e humanas.

Sobretudo, é papel do gerente e o subgerente atender clientes que em um determinado momento estarão insatisfeitos.

 

Dicas Para Quem Procura Emprego No Comércio

O setor varejista tem crescido nos últimos anos e com a desaceleração da indústria, as vagas de emprego no comércio acabam se tornando mais atrativas e disponíveis no mercado de trabalho.

Com certeza, é importante o candidato seguir algumas dicas a seguir:

  • Manter atualizado seus dados cadastrais em sites de perfil profissional ou agências( linkedin.com.br )
  • Se atualizar em cursos voltados para área do varejo, como por exemplo: Técnicas de venda etc.
  • Enfatizar a disponibilidade de horário ao trabalho se possível. Uma vez que a procura por profissionais com flexibilidade de horários são maiores.
  • Flexibilidades para novos desafios e projetos são bem aceitáveis;
  • Preparar ou se informar para a área pretendida;
  • Nunca desistir dos objetivos.

É possível fazer uma ótima carreira no ramo de supermercados. É só o profissional se atualizar constantemente aperfeiçoando seus conhecimentos e técnicas.

Para os interessados que procuram ingressar no ramo dos supermercados, trago aqui no site vagas de trabalho na página VAGAS ou na barra lateral direita do site. Se por acaso estiver com o celular, vire-o de lado para visualizar a barra lateral do site e navegar pelas vagas de acordo com a região.

Espero ter ajudado;

Grande abraço.

Um comentário para Funções E Cargos Nos Supermercados

  • Luiz Felipe Lopes dos Santos  diz:

    eu trabalho vendo as validades do produtos como si chama essa profissão ?chama no zap 6299352628

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>