Funções E Cargos Nos Supermercados

As funções e cargos nos supermercados podem variar de acordo com a região de atuação, gestão aplicada e o faturamento mensal de cada negócio.

Quanto maior o tamanho do supermercado e o seu faturamento, maior pode ser a distribuição de cargos nesta empresa.

Neste post pretendo trazer de maneira simples quais são as principais funções e cargos nos supermercados, afim de facilitar a elaboração de um organograma claro e objetivo.

Trataremos abaixo os principais cargos que um supermercado necessita para um bom funcionamento.

 

Principais Funções e Cargos Nos Supermercados

 

Empacotadores

A profissão de empacotador é aquela da qual o profissional embala a compra dos clientes após o registro da mercadoria no caixa. Entretanto, a algum tempos atrás, essa profissão foi quase extinta do varejo sendo vista como não mais útil. Isso porque as grandes redes traziam um novo modelo de auto serviço em que o próprio cliente faria o empacotamento das compras.

Atualmente muitos supermercados tem adotado a função de empacotador até mesmo como um diferencial no serviço de atendimento ao cliente. Os hipermercados por exemplo, não possuem esse tipo de serviço.

Não há exigências de escolaridade para a função.

 

Operador De Loja

O operador de loja ou operador de supermercado é o cargo destinado a base da operação do supermercado.

Sua função principal é o atendimento ao cliente, abastecimento e organização das mercadorias, tanto na área de venda como no estoque.

Em algumas regiões, as atribuições e tarefas podem aumentar ou diminuir, ou seja, tudo depende do contrato de trabalho.

Geralmente o nível de escolaridade mínima para essa função é o ensino médio completo, ou o ensino fundamental.

 

Conferente De Loja

O profissional conferente de loja é responsável pela conferência de toda entrada de mercadoria no estoque do supermercado, ao mesmo tempo, é encarregado de verificar quantidades e qualidades dos produtos comprados pelo supermercado.

Sua função é tão importante quanto a de um operador de caixa. Pois é no momento da entrada de mercadoria que possivelmente pode acontecer erros no estoque.

É bem comum existir falta de produtos, datas muito próximas ao vencimento e má qualidade dos produtos (no caso de perecíveis).

Todavia, a escolaridade mínima exigida para o cargo é o ensino médio completo.

 

Balconista

O cargo de balconista é dedicado ao profissional exclusivo para atendimento ao cliente através de um balcão de venda. Por sequência pode ser por venda, demonstração, promoção e degustação.

A profissão de balconista cresceu nos últimos anos devido a grande demanda de público que prefere escolher os produtos na hora, ao invés de optar pelo auto serviço. Por exemplo, frios fatiados na hora.

A escolaridade mínima para o cargo de balconista é o ensino médio completo ou ensino fundamental.

 

Operador De Caixa

O operador de caixa é o cargo destinado ao profissional responsável pelo check-out da mercadoria, ou seja, é o profissional que registra a saída de produtos pelo caixa e recebe pelo pagamento das compras realizadas pelo cliente.

O operador de caixa tem a total responsabilidade do fechamento do caixa.

Os valores precisam “bater” com os registros de venda do dia, para que não ocasione quebras de caixa. (Dinheiro que falta no ato do fechamento do caixa)

No geral, o nível de escolaridade mínima exigida para o cargo de operador de caixa é o ensino médio completo.

 

Açougueiro

A função principal de um açougueiro é fazer cortes, limpeza de carnes e atendimento ao cliente. Entretanto, em alguns casos, o açougueiro é também responsável pela desossa da carne.

 Dependendo da demanda de venda ou do tamanho do açougue, há supermercados que dividem alguns sub cargos como:

  • Auxiliar de açougue; 
  • Atendente de balcão;

O auxiliar de açougueiro por exemplo, é o profissional que auxilia serviços secundários do açougue e ou está em aprendizado aos cortes e também realizada atendimento ao cliente.

Já o atendente de balcão, está focado em apenas atender o cliente pesando os produtos expostos no balcão de venda assim como também outros serviços como higienização e organização.

A escolaridade mínima exigida para função é o ensino médio completo. Entretanto, em algumas regiões são exigidos cursos técnicos de açougueiro.

 

Padeiro e Confeiteiro

O padeiro e confeiteiro são profissionais responsáveis pela fabricação e venda de pães e doces.

Pode ser cargos distintos ou integrados.

Tudo depende da necessidade do supermercado e da oferta de produtos.

Assim como acontece no açougue, o setor de padaria também conta com outros sub cargos que podem ser divididos em:

  • Auxiliar de padaria;
  • Auxiliar de confeitaria;

Ambas profissões também podem ser aproveitados como aprendizes de padeiro e de confeiteiro(a).

Por isso que os cargos chamados auxiliares nos supermercados dão oportunidade aos profissionais crescerem dentro da organização e melhorar o desenvolvimento profissional.

A escolaridade mínina exigida para as funções de padeiro e confeiteiro é o ensino médio completo.

Porém, em algumas regiões são exigidos cursos técnicos de padeiro e confeiteiro.

funções e cargos nos supermercados
Produção em Padaria no supermercado. Estratégia de venda por impulso.

 

Peixeiro

A princípio, a profissão de peixeiro é realizar vendas de peixes e crustáceos, assim como a limpeza desses peixes caso necessário no atendimento ao cliente.

Nos setores que exige aperfeiçoamento técnico profissional, pode existir cargos auxiliares.

No setor de peixaria não é diferente, sendo assim, os supermercados pode empregar também o auxiliar de peixaria.

A função do auxiliar de peixaria pode ser voltada para o preparação de balcões, abastecimento, montagem do balcão de gelo, atendimento ao cliente e organização da peixaria.

A escolaridade mínima exigida pela profissão é o ensino médio completo.

 

Fiscal de Loja

A função de fiscal de loja tem por objetivo a fiscalização do supermercado por um todo, isto é, monitora entradas e saídas de funcionários e de produtos.

É responsável também pela fiscalização de atos suspeitos dentro do supermercado.

Em algumas empresas, podem ser agregados outras funções como:

  • Prevenção de perdas;
  • Fiscal patrimonial;
  • Segurança;

A escolaridade mínima exigida para a função é o ensino médio completo. Similarmente, pode também ser necessário cursos de vigilante.

 

Auxiliar Administrativo de Supermercado

O profissional auxiliar administrativo de supermercado é responsável pelas atividades administrativas do supermercado que pode ser dividas por departamentos:

  • Tesouraria;
  • Compras;
  • Recursos humanos;
  • Financeiro;

Em outro post tratarei detalhadamente de cada setor acima e suas particularidades.

No geral, a escolaridade exigida para os setores administrativos do supermercados são os cursos técnicos especializados na área ou tecnólogos.

Eventualmente em casos de supervisão e gestão pode ser exigido nível superior completo.

 

Encarregado de loja

O encarregado de Loja tem por responsabilidade cuidar e supervisionar a operação do supermercado e dos operadores, garantindo o abastecimento, precificação e limpeza.

O encarregado de loja também pode ser o responsável pelo quadro operacional e seus subordinados.

Vale lembrar que o encarregado de loja não pode substituir e nem muito menos cobrir folga de gerentes ou subgerentes de loja. A menos que isso esteja correlacionado em contratos e convenções trabalhistas sindicais.

 

Gerente De Loja e Subgerente de Loja

A responsabilidade do gerente de supermercado e subgerente de supermercado é controlar e planejar toda a execução de todos os trabalhos do supermercado. 

Basicamente, ambos garantem estratégias operacionais, análises da concorrência, coordena relacionamentos com fornecedores e respondem pelos resultados financeiros do supermercado.

 Além disso, podem realizar o recrutamento de colaboradores para o supermercado de tal forma que difunde a cultura organizacional, como visão, missão e valores.

Acima de tudo, o gerente e o subgerente de supermercado precisam unir sua capacidade profissional questões técnicas e humanas.

Sobretudo, é papel do gerente e o subgerente atender clientes que em um determinado momento estarão insatisfeitos. Nível de escolaridade mínima exigida para cargos de gerente e subgerente é nível superior completo e especializações na gestão comercial.

 

 

Dicas Para Quem Procura Emprego No Comércio

O setor varejista tem crescido nos últimos anos e com a desaceleração da indústria, as vagas de emprego no comércio acabam se tornando mais atrativas e disponíveis no mercado de trabalho.

Com certeza, é importante o candidato seguir algumas dicas a seguir:

  • Manter atualizado seus dados cadastrais em sites de perfil profissional ou agências( linkedin.com.br )
  • Se atualizar em cursos voltados para área do varejo, como por exemplo: Técnicas de venda etc.
  • Enfatizar a disponibilidade de horário ao trabalho se possível. Uma vez que a procura por profissionais com flexibilidade de horários são maiores.
  • Flexibilidades para novos desafios e projetos são bem aceitáveis;
  • Preparar ou se informar para a área pretendida;
  • Nunca desistir dos objetivos.

É possível fazer uma ótima carreira no ramo do varejo supermercadista.

Contudo é importante o profissional se atualizar constantemente aperfeiçoando seus conhecimentos e técnicas.

Para os interessados que procuram ingressar no ramo do varejo mercadológico, trago aqui no site vagas de trabalho na página VAGAS ou na barra lateral direita do site. Se por acaso estiver com o celular, vire-o de lado para visualizar a barra lateral do site e navegar pelas vagas de acordo com a região.

Espero ter ajudado;

Grande abraço.

Don`t copy text!
Rolar para cima